Catálogo Eletrônico WhatsApp Logo

30/10/2019

Como ter uma alimentação saudável na estrada?

Autopeças

A dificuldade de se ter uma alimentação saudável na estrada é um desafio que muitos possuem, pois o foco é na entrega e muitas vezes a pressa é a principal inimiga de uma boa refeição.

Uma pesquisa realizada com 155 motoristas no interior de São Paulo, mostra que 77% destes estavam com sobrepeso. Isso se dá por comerem alimentos nada saudáveis, provocando o aumento de problemas na saúde, como colesterol alto.

- O ideal é ter uma caixa de cozinha, que é uma adaptação feita nos caminhões que possibilita o uso de uma pequena geladeira e fogão. Porém esses itens não são o suficiente para fazer a sua cozinha portátil, vamos precisar também dos utensílios básicos para podermos cozinhar, como panela, colher, etc.

Mas pense muito bem no que levar para a sua viagem, pois o espaço não é dos maiores e você não vai querer retirar algo essencial.

- Depois de cozinhar os alimentos, é muito importante fazer o armazenamento correto destes pois comer algo estragado faz muito mal para a saúde além de prejudicar os seus lucros.   Deve-se armazenar as comidas cozidas em lugar resfriado, porém se você não possuir uma mini geladeira, o ideal é fazer porções diárias de comida para não estragar.

- Uma das melhores vantagens de ter a sua própria cozinha é poder cozinhar alimentos com melhor qualidade e não depender de restaurantes. Por isso além de economizar tempo para comer com calma seus alimentos, você come apenas comida com temperos que você já é acostumado.

E após comer, não esqueça de tirar um tempinho para descansar! Pois ninguém merece já sair para trabalhar de barriga cheia.

- Lembre de sempre fazer todas as refeições diárias mais importantes, que é café da manhã, almoço e janta. Além de beber muita água para manter a hidratação. O ideal é não fazer pequenas refeições entre essas refeições, pois fazer um lanchinho enquanto estiver dirigindo pode ser muito perigoso.

E quanto ao que comer durante as viagens?

Para fazer a viagem tranquila e manter uma saúde impecável, é preciso também melhorar a sua dieta! Por isso:

- Reduza o uso de Açúcar, refrigerantes, doces e sal.

- Coma muitas verduras e legumes de várias cores. Quanto mais colorido seu prato for, mais equilibrado e rico em vitaminas terá.

- Mastigue bem os alimentos, pois melhora a absorção dos nutrientes

- Evite alimentos fritos, se puder escolher, escolha os alimentos grelhados, cozidos e refogados.

- Beba pelo menos 8 copos de água por dia.

- O ideal é sempre ter frutas frescas no seu caminhão, elas são ótimas formas de ingerir fibras.

- Não durma logo após a refeição e não come muito a noite, pois quando dormimos a digestão é mais lenta.

- A salada também é muito importante para sua alimentação. A salada possui muitas fibras que são ótimas para a sua saúde.

- Prefira comer carnes magras, aves sem pele e peixes.

A principal dica é, não coma comidas pesadas e gordurosas durante suas viagens pois elas demoram muito tempo para serem digeridas, além de causarem muita sonolência e cansaço. Estes problemas são dobrados quando estamos nesta rotina da estrada e na escuridão da noite.

Com todas estas dicas fica difícil não ter uma alimentação saudável e organizada, não é? Você diminui o gasto em restaurantes (Que normalmente são mais caros na estrada) e investe na sua saúde, que é nosso bem principal!

Voltar