Catálogo Eletrônico WhatsApp Logo

07/07/2022

6 sinais que indicam a hora de trocar os amortecedores do caminhão

Na Estrada

A principal finalidade dos amortecedores é diminuir os impactos sofridos pelo caminhão ao transitar pelas estradas. Todo esse trabalho feito pelos amortecedores, causa desgaste acelerado da peça, por isso é essencial atenção redobrada e foco em manutenção preventiva, para que os outros componentes, que dependem diretamente da suspensão, não sejam afetados.


A seguir apontaremos os 6 principais sinais de que o amortecedor precisa de atenção:

1 - Vazamento de óleo
O vazamento pode ser uma forte indicação de desgaste agudo dos amortecedores.
A falta da manutenção neste caso pode sobrecarregar componentes como feixe de molas e pneus, fazendo com que se desgastem mais rápido, além de contribuir para que haja choques na suspensão.

2 - Perda na tração
Quando isso ocorre, significa que algo não vai bem nos amortecedores, que devido a trepidação, perde a sua capacidade de funcionar com o melhor desempenho.

3 - Ruídos na suspensão
A presença de ruídos durante o funcionamento, que dizer que algo não está bem no sistema do veículo.
No caso dos amortecedores, o som é seco e vem acompanhado de batidas e estalos.

4 - Trincos nos feixes de molas
Isso acontece porque o amortecedor é responsável por diminuir a contração das molas e garantir um movimento leve. Quando essa função não é bem executada, as molas precisam dobrar mais que necessário, contribuindo para o surgimento de trincos.

5 - Desgaste anormal dos pneus
Com a falta de estabilidade e equilíbrio, o caminhão sofre com a má distribuição dos pesos e assim os pneus degradam precocemente.

6 - Falta de estabilidade nas curvas
Uma das principais funções dos amortecedores é garantir o equilíbrio e a estabilidade do caminhão. Quando eles não estão funcionando com total eficiência, o veículo pende para um dos lados, dificultando sua dirigibilidade.


Com todos esses sinais apontados, fica evidente a importância da manutenção preventiva, para se evitar gastos desnecessários com trocas de peças e para garantir a segurança do motorista e de quem estiver ao redor.
 

Voltar