Catálogo Eletrônico WhatsApp Logo

13/12/2021

Falta de potência no motor do caminhão. Saiba como identificar e resolver.

Na Estrada

O motorista deve estar sempre atento aos sinais que o caminhão dá. Por isso além de conhecer bem o veículo, contar com a ajuda de profissionais de confiança é fundamental.

 

Por que o motor falha?

O primeiro ponto a se entender é como e por que o motor do caminhão falha.

Em geral existem várias causas para a falta de potência do motor, e a identificação delas nem sempre é fácil e deve ser feita por um profissional capacitado. Algumas delas são:

• Combustível de baixa qualidade

• Defeitos na vela

• Excesso de sujeira no filtro de ar

• Defeito no ar condicionado

• Falta de lubrificação

• Folgas nas correias do motor

• Vazamentos de fluídos

O caminhão quando perde potência dá sinais de que algo está errado, mas dificilmente ele irá parar de uma vez, e é por esse motivo que o motorista deve sempre estar vigilante aos detalhes, observando seu veículo atentamente para evitar maiores prejuízos e problemas futuros.

 

Para te ajudar, listamos 5 sinais clássicos de que o motor não está em sua melhor performance e precisa de atenção e cuidados urgentes.

 

1 – Motor engasgado

Mais comum do que se imagina, o engasgo do motor pode ter várias causas, podendo ser algo complexo ou de simples solução.

Independente da causa, uma providência deve ser tomada, para que o defeito seja sanado e a perda de potência não seja significativa.

 

2 – Consumo elevado de combustível

O preço do combustível sempre foi um fator muito importante na realidade do caminhoneiro, por isso a observação de média de consumo do veículo é essencial, mantendo a atenção no caso de alterações severas.

Se o caminhão perde potência, ele consequentemente acaba puxando mais combustível para realizar uma mesma tarefa, demandando mais do motor e diminuindo a lucratividade do motorista.

 

3 – Fumaça escura do escapamento

A fumaça escura saindo do escapamento é o sinal clássico de que algo no motor não está bem. Um mecânico qualificado deve ser procurado para averiguar as causas e definir sua origem.

Apesar do diesel naturalmente produzir uma fumaça mais escura que a do álcool ou da gasolina, é preciso ficar atento quando o resíduo se torna mais escuro e pesado, pois esse pode ser um indicativo de que há excesso de sujeira ou queima de óleo no motor.

 

4 – Dificuldade para ligar o caminhão

Bateu a chave e o caminhão não liga? Atenção! Isso é um sinal de que tem algo de errado com o motor, principalmente se o caminhão for de modelo mais novo. O ideal é agir preventivamente e procurar ajuda especializada.

 

5 – Luz da injeção eletrônica acessa

Se a luz da injeção eletrônica se acende de forma constante no painel, procure imediatamente um mecânico para um diagnóstico aprofundado do sistema. Os bicos injetores são os responsáveis por lançar combustível no cilindro do motor e quando um ou mais bicos estão entupidos ou com defeito, a injeção de combustível é reduzida e as luzes se acendem no painel.

 

Como a BZ AUTOMOTIVE pode te ajudar com esse problema?

A BZ AUTOMOTIVE produz uma infinidade de peças de reposição para as mais famosas montadoras do mercado. Dentre nossos produtos, estão bomba hidráulica, amortecedores, bolsas de ar, catracas de freio, cilindros hidráulicos, cruzetas, cuícas de freio, eixo “s”, filtros, hélices, mancais, molas, polias e tensores, radiadores, rolamentos, servos de embreagem, tubos, válvulas, rodas de aço e alumínios e uma infinidade de peças de reposição de primeira qualidade.

São mais de 1000 itens desenvolvidos para a manutenção e solução dos seus problemas, garantindo uma elevada vida útil do seu veículo e um bom desempenho nas estradas.

E aí, já se deparou com um desses sinais? Adote a conduta preventiva para evitar maiores prejuízos, mantenha sempre seu caminhão revisado e confie nas peças de reposição da BZ AUTOMOTIVE, para a melhor performance e desempenho de seu caminhão.

Voltar