Catálogo Eletrônico WhatsApp Logo

12/12/2022

O significado dos números e letras dos caminhões

Curiosidades

Números e letras são utilizados pelas montadoras para identificar o tipo do caminhão porém alguns motoristas desconhecem o seu significado. Algumas montadoras informam apenas o peso bruto total, outras complementam com a potência do motor, tipo de cabine, etc.

A Volvo informa o tipo de cabine através de letras. A letra N identifica caminhões bicudos, o F identifica os “cara chatas”, já as letras H e M dizem respeito as cabines. H significa cabines com maior espaço interno, altas ou baixar e a sigla M são as cabines de altura média com piso abaixo do motor. Os números ao lado das letras correspondem a litragem do motor.

Na Scania a classe L corresponde ao transporte de longa distância, D para curtas e médias distâncias, o C para serviços árduos, G para caminhões mais resistentes. Os 3 tipos de cabine são diferenciados pela letra P (cara chata e cabine baixa), R (cara cata e cabine alta) e T (bicudo).

Os caminhões possuem 3 dígitos de números, os 2 primeiros correspondem as cilindradas do motor e o terceiro é a fase de desenvolvimento.

As nomenclaturas dos modelos da Mercedes e da Ford são divididos em duas partes. Os dois primeiros números significam o peso bruto total recomendado pelo fabricante e os dois últimos números são as potências aproximadas do motor em cavalos. O fabricante ocultou o numeral 0 (zero) dos dígitos da potência, por exemplo, um MB 1938 carrega 19 Ton. E tem 380 cavalos de potência.

Nos caminhões da Volkswagen, a nomenclatura vem completa com os 2 primeiros dígitos indicando a capacidade de peso bruto total e os 3 últimos números são a potência em cavalos.

Os caminhões FH da Volvo não mostram o peso bruto, apenas a potência do caminhão junto com FH que significa “cabine frontal alta”.

A Ford com a série F possui caminhões bicudos que apresentam apenas o peso em sua nomenclatura.

Voltar