Catálogo Eletrônico WhatsApp Logo

12/12/2022

Os maiores custos do caminhão

Mercado Automotivo

Para manter um caminhão rodando não é nada fácil. São inúmeros cuidados que o motorista deve ter, principalmente com manutenção preventiva para não ser pego de surpresa com altos gastos de reposição. Mas não para por ai! Além de cuidados com manutenção, existem outros gastos como impostos, seguros e outras despesas relacionadas ao dia-a-dia das operações do caminhoneiro.

 

Manutenção

Os gastos com manutenção são relacionados a trocas de peças desgastadas ou com defeito, além da mão de obra necessária.

Os pneus são uma grande despesa devido as trocas periódicas além de recapagem regulares e ajustes.

Lubrificantes são itens essenciais que precisam ser trocados com frequência de acordo com a quilometragem do caminhão.

Aplicações de graxas são outros pontos levados em conta para serem feitas periodicamente e considerados no orçamento do caminhoneiro.

 

Impostos

Obrigações legais que devem ser pagas uma vez por ano de acordo com as numerações da placa e o calendário do DETRAN. Caso o licenciamento e o IPVA não forem pagos nas datas, a fiscalização pode realizar a aplicação de multas.

Agora que vimos quais os maiores custos com o caminhão, vamos analisar como controlar e diminuir os custos.

 

Manutenção preventiva

Como vimos no começo do texto, uma das principais ações a se tomar para a diminuição dos gastos é investir em cuidados preventivos. Estar com as manutenções em dia evita grandes gastos com problemas mecânicos e mantem o caminhão em boas condições de uso.

 

Planejamento de rota

Uma dica importante para economizar nas viagens é o bom planejamento de rota. Descobrir as melhores rodovias, antecipar valores do pedágio, bons e confiáveis postos de combustível e paradas com melhor custo benefício, além de considerar riscos, experiências anteriores e informações em tempo real são medidas importantes para se ter uma viagem tranquila e sem imprevistos.

 

Soluções tecnológicas

Hoje em dia existem inúmeras soluções tecnológicas que auxiliam o caminhoneiro em sua jornada.

Aplicativos com GPS para rotas em tempo real, com informações sobre o trânsito, além de apps que informam os melhores lugares para fazer paradas ou até mesmo oficinas mecânicas mais próximas, postos de combustível com a melhor procedência, cálculos de pedágio, etc, com a vantagem da maioria serem gratuitos.

Voltar