Catálogo Eletrônico WhatsApp Logo

01/06/2022

Qual a diferença entre os tipos de manutenção em caminhões?

Na Estrada

Quem trabalha com caminhões sabe bem a importância de sempre mantê-los em boas condições de rodagem. A manutenção em caminhões exige maior atenção do que nos veículos leves, além de ser muito importante para o seu funcionamento e para a segurança do motorista e de todos ao redor.

Um caminhão com defeito em uma viagem, além de poder gerar acidentes, gera prejuízo.

Vamos falar sobre os tipos de manutenção e quando realizar cada uma delas.

 

Quais são os tipos de manutenção de caminhões?

Existem 3 tipos de manutenções que podem ser realizadas. Confira:

 

- Preventiva

Esta é a manutenção própria para evitar problemas futuros. Esse tipo de manutenção é realizada periodicamente, através de um planejamento cronológico, para se fazer a verificação dos sistemas do caminhão, analisando a integridade dos componentes e a possível troca isolada de peças, evitando que sistemas inteiros se danifiquem e que o caminhão pare no meio de uma viagem.

 

- Preditiva

Bem parecida com a preventiva, mas com a diferença de que o planejamento da manutenção não é cronológico mas sim de acordo com o rendimento do caminhão. Normalmente é feito uma avaliação mais aprofundada do sistema com a utilização de scanners automotivos para identificar quais partes podem vir a apresentar defeitos de acordo com a análise e rendimento apresentados. Esta manutenção costuma ter mais chance de acerto e econômica que a preventiva.

 

- Corretiva

O tipo de manutenção mais comum que existe. É a manutenção realizada quando o problema já aconteceu. Normalmente este procedimento costuma ser o mais trabalhoso, pois terá que ser corrigido mais defeitos e substituídos mais peças do que a preventiva e preditiva.

A manutenção corretiva normalmente custa mais no bolso do caminhoneiro, devido as peças e ao tempo que o caminhão fica parado, além do risco do problema surgir durante uma viagem e travar todo o percurso.

 

 

Qual o melhor tipo de manutenção para se fazer no caminhão?

A manutenção corretiva, de forma geral pode ser evitada se houver um planejamento na aplicação da corretiva ou preditiva.

Para saber na prática como aplicar as manutenções corretas e se precaver de surpresas indesejadas com seu caminhão, converse com seu mecânico de confiança e fique atento.

Voltar