Catálogo Eletrônico WhatsApp Logo

22/11/2022

Senado quer 120 pontos na CNH do caminhoneiro

Curiosidades

Um Projeto de Lei foi apresentado no Senado Federal e propõe alterar a quantidade de pontos para 120 na CNH do caminhoneiro. 

De acordo com o PL nº 2720, de 2022, de autoria do Senador Guaracy Silveira (PP/TO), a suspensão do direito de dirigir se dará aos 120 pontos quando o caminhoneiro não tiver nenhuma infração gravíssima, ou relacionada a dirigir sob influência de álcool ou substância psicoativa. 

Para os outros motoristas, o limite será mantido, com a possibilidade de realização de curso de reciclagem sempre que atingir 30 pontos dentro de 12 meses. 

De acordo com o Senador, as longas jornadas de trabalho expõe os caminhoneiros a uma possibilidade maior de receberem multas em suas CNH, podendo terem o documento suspenso e sendo impossibilitados de executar a profissão. 

“Atualmente há uma proliferação de radares nas vias, inclusive com limites de velocidade diferenciados, que ampliam ainda mais a chance de multas, que inclusive se transformaram em verdadeiras indústrias de arrecadação”, disse o senador na justificativa do projeto. 

O projeto de lei foi apresentado no último dia 4 de novembro e ainda não tem prazo para ser analisado em plenário. 

Voltar