Catálogo Eletrônico WhatsApp Logo

16/12/2019

THOR 24 - O Caminhão mais irado que você já viu

Curiosidades

Às vezes, você vê algo que resiste a todo senso e sanidade, um fenômeno material que desafia as tentativas de se estabelecer em uma única emoção definível. Hoje, essa visão é Thor24, o que resultaria se o Optimus Prime tivesse estrelado "O Coringa" em vez de Joaquin Phoenix. A história de fundo é resumida como o desenvolvedor de imóveis Mike Harrah recebendo uma daquelas ideias "Porque eu posso" que começaram com um Peterbilt 359 de 1979 e logo envolveram um mecanismo que passaria a ser apelidado de "Big Mike". Como explica a Automobile, esse motor é na verdade dois motores de dois cilindros Detroit Diesel 12V71 de dois tempos unidos entre si, com um deslocamento combinado de 1.704 polegadas cúbicas ou 27,9 litros e mais de 3.400 cavalos de potência. Foram necessários sete anos e US $ 7 milhões para construir, que é apenas o começo.

Harrah disse que recebeu uma ligação de um homem em Long Beach tentando se livrar de dois desses motores DD usados ​​para acionar um iate de 300 pés. Harrah ficou tão impressionado com os motores monstruosos que comprou os dois no local. Um ano depois, ele disse que concebeu um caminhão "que era diferente de qualquer outra coisa no mundo dos caminhões".

Ele projetou um coletor de admissão para alimentar o ar nos dois motores, aquelas unidades de 12 cilindros conectadas lado a lado por um eixo de manivela estriado. A entrada de alumínio personalizada suporta oito super alimentadores BDS 871 que alimentam ar comprimido para mais quatro super alimentadores 871 alojados entre os bancos de cilindros. Sim, são um total de 12 super alimentadores e, caso não recebam atenção suficiente, as borboletas triplicadas nos oito super alimentadores de montagem superior soletram a palavra "GRANDE". Os sopradores funcionam com um único eixo de acionamento de 103 polegadas de comprimento e pesa 263 libras, o eixo roteado através do coletor de admissão que pesa 1.000 libras. E como os sopradores claramente não forneciam energia suficiente, Harrah instalou oito garrafas de óxido nitroso entre a margem central dos super alimentadores. Vinte e quatro cabeçalhos zoomie enviam gases residuais a um par de pilhas cromadas. Harrah afirma que, a 2.500 rpm, o motor de oito pés de altura do Thor24 produz 3.424 cavalos de potência. Uma transmissão Allison HT740 desvia o que deve ser uma profana quantidade de torque no eixo traseiro. Para comparação, o motor 12V71 turboalimentado produziu 525 hp a 2.100 rpm e 1.450 libras-pés de torque a 1.600 rpm, enquanto um motor turbo 16V71 de 16 cilindros e turboalimentado produzia 800 hp e 2.150 lb-ft.

Com a ajuda dos construtores Tim Spinks e Paul Abram e o gerenciamento de projetos de Steve Huff, Harrah passou anos construindo cada parte personalizada do Thor24 em Lake Havasu City, Arizona. Há um vídeo do motor funcionando em 2010, a peça singular entre as muitas peças que adornam todos os 44 pés do Thor24.

 

Desses 44 pés, 40 pés é um par de vigas de aço cromadas de 4x14 polegadas com paredes de 3/8 de polegada de espessura. Harrah passou a suspensão do braço A e o volante de um ônibus da VanHool para o front-end, a fim de diminuir o raio de viragem. Uma suspensão Peterbilt Air Leaf suporta a extremidade traseira. Os quatro pés extras de comprimento estão na frente, uma grade enorme lembrando o cupê Ford de 1933 ou um moderno International Lonestar.

A cabine foi ampliada e esticada para acomodar mais duas portas. O cluster de medidores percorre todo o painel de instrumentos para liberar espaço para mais de 24 medidores, incluindo seis leituras de pressão do soprador, um velocímetro de 200 milhas por hora e um tacômetro de 6.000 rpm. Quatro câmeras na frente do caminhão transportam imagens para quatro telas de 4x6 polegadas montadas acima do pára-brisa para que o motorista possa ver o que está por vir. O forro de couro preto e os estofados contrastam com as paredes cromadas, o painel e o tapete cinza. A porta do passageiro dianteiro se abre como uma porta Lamborghini, o shifter é uma espada larga. Um motor Hawker Jet Helicopter atua como um gerador auxiliar que alimenta recursos como uma televisão de 40 polegadas e um sistema de áudio de 1.500 watts. Como o Thor24 pesa 30.000 libras e os freios do caminhão nem são capazes de desacelerar esse tipo de massa rapidamente, quatro pára-quedas Simpson arrastam a travessa traseira do chassi.

 

E mencionamos a tinta Candy Red, as chamas e o mural vampírico de Thor na parte de trás da cabine, o teto solar de trabalho ou as buzinas acima e abaixo do trator? Sim, então tem isso.

 

Aplaudimos Harrah por seu trabalho, ao mesmo tempo em que achamos que faria mais sentido Pennywise, o Palhaço, aparecer nisso do que em um esgoto. Dizem que Thor está prestes a conseguir uma irmã chamada Medusa, desta vez ajustando o motor 12V71 duplo para serviço de corrida de arrancada.

 

Reportagem de https://www.autoblog.com/2019/11/18/thor24-3400-horsepower-semi-truck-custom/

Voltar