Catálogo Eletrônico WhatsApp Logo

01/06/2022

5 hábitos para aumentar a vida útil dos pneus do caminhão

Na Estrada

Os pneus dos caminhões são os principais responsáveis por suportar todo o impacto da carga e por isso merecem toda a atenção e cuidados para durarem mais.

Confira as dicas de como cuidar melhor dos pneus e evitar acidentes e prejuízos.

 

1 – De olho no desgaste

Existe um limite de desgaste do pneu. A profundidade do sulco pode chegar até 1,6mm (desgaste máximo). Qualquer ponto abaixo disso simboliza pneu careca. Rodar nessas condições é ilegal e o caminhão pode ser apreendido, além de poder comprometer com a segurança e integridade do caminhão e do motorista.

 

2 – Balanceamento das rodas

Perda de tração e estabilidade diminuída, além de desgastes no pneu e nos componentes mecânicos. Esses são apenas alguns dos fatores que ocorrem quando as rodas estão desbalanceadas.

Além destes sinais, também é necessário balancear quando há consertos ou trocas de pneus. O procedimento deve ser executado a cada 10 mil quilômetros rodados.

 

3 – Alinhamento da direção

Com a direção desalinhada, os pneus se desgastam prematuramente além de deixar o caminhão sem segurança e estabilidade.

Quando ocorrer algum impacto na suspensão, substituição de componentes, trocas de pneus ou algum desgaste irregular detectado, é recomendável o alinhamento da direção ou também a cada 10 mil quilômetros.

 

 

 

4 – Calibragem correta dos pneus

A baixa pressão afeta a durabilidade do pneu, pois faz com que ele se aqueça mais e desgaste mais, além da maior quantidade de combustível utilizado pelo veículo.

Já o excesso de pressão faz com que o centro de rodagem do pneu se desgaste mais depressa, além da diminuição da estabilidade nas curvas e absorção de impacto comprometida.

 

5 – Rodízio de pneus

A execução do rodízio compensa diferenças no desgaste dos pneus. Esta ação da mais estabilidade e auxilia o motorista nas freadas e nas curvas. Confira quantos quilômetros o caminhão roda até que seja necessário o rodízio:

- 5 mil quilômetros: pneus diagonais de passeio

- 8 mil quilômetros: pneus radiais de passeio

 

Invista na manutenção preventiva e cuide de sua segurança.

Voltar