Catálogo Eletrônico WhatsApp Logo

30/09/2022

Saiba como conseguir a linha de crédito do BNDES para caminhoneiros

Na Estrada

Os motoristas profissionais se deparam com inúmeros gastos no dia a dia para se manterem rodando nas estradas. São pneus, pedágios, manutenções, combustível entre outros e para auxiliar os estradeiros, o Governo Federal criou uma linha de crédito especial para caminhoneiros, com taxas diferenciadas.
O crédito surgiu em maio de 2019, após incansáveis reivindicações da categoria, para uma ajuda com financiamento de custos referentes à manutenções dos caminhões.
Com um limite de até 100 mil reais para cada caminhoneiro, o empréstimo foi estipulado após estudos que comprovaram que custos com manutenção e reposição de peças de caminhão encarece o trabalho dos profissionais, afetando negativamente nos lucros do motorista.

Quem pode solicitar o financiamento?
Os caminhoneiros que tenham residência no Brasil, além de cooperativas que atuem com transporte de cargas.
Os interessados devem se dirigir a alguma instituição financeira credenciada ao BNDES.
Com o financiamento é possível cobrir gastos com manutenção e serviços de oficina, compra de peças de reposição, pneus, seguro automotivo, entre outros.

Prazos
O pagamento deve ser feito em até 5 anos, incluindo o período de carência.

Limites e taxas de juros
Para os caminhoneiros autônomos, o limite é de até R$100 mil, já para as cooperativas é o mesmo valor multiplicado pelo número de cooperados, com o limite de até R$20 milhões por operação.
Os juros anuais geram em torno de 12% correspondente a taxa fixa do BNDES mais a taxa Selic a longo prazo. Além dos juros, existem as taxas administrativas do banco e dos agenciadores.

Critérios para liberação
Existem algumas condições para que o dinheiro seja liberado ao caminhoneiro.
A comprovação relacionada ao uso do dinheiro é uma das condições. O motorista deve apresentar orçamentos sobre como o recurso será utilizado.
A linha de crédito pode ser solicitada para até dois veículos por CPF.
 

Voltar